25.5.10

Aprendizagem


Este texto eu escrevi em 2008... em uma fase de mudanças, e agora, depois de tanto tempo, exatos 2 anos, ele continua fazendo todo o sentido. Achei interessante republica-lo. Anteriormente foi publicano no http://sempretensaoii.zip.net/


Hoje fui atrás de uma caixa para colocar minha televisão, ao voltar para casa, passei em frente ao que considero minha primeira moradia em Vila Velha, bateu uma sensação tão estranha. Comecei a lembrar das expectativas e sonhos com que cheguei aqui, a vontade de vencer, de conseguir uma boa colocação, de fazer novos amigos, me casar e de conquistar minha casa própria e poder dar uma condição de vida melhor para minha filha. Olhando para trás vejo meus sonhos... eles não se concretizaram, poderia dizer que saio daqui vazia, porém isto não seria uma verdade.

O tempo que estive aqui, cultivei poucas, mas verdadeiras amizades e estas levo comigo no meu coração para Belo Horizonte. Cometi acertos e erros e com eles aprendi. Saio com a sensação não de perda, mas de recomeço. Principalmente pelos últimos acontecimentos. Saio fortalecida porque pude ver onde falhei e tentarei fazer diferente. Aprendi a amar mais, a ouvir mais, a falar menos e a confiar bem menos, um alerta que a própria Bíblia nos faz: “Maldito o homem que confia no homem”, e sim, eu acredito em Deus e acredito na Bíblia e isto não muda por bases argumentativas, pode até ser que um dia alguém prove que a Bíblia é uma fraude, mas as regras de ética, de conduta e de caráter que norteiam muitas vidas, vêm dela. Verdade que muito do que está escrito ali possa sim ter algo das palavras de homens, e homens erram, mas a ver o Novo Testamento, o que mais se prega é o amor, o respeito ao próximo, o ser fiel, o ser amigo, o ser reto e andar de forma digna, se for provado que é mentira a Bíblia, ao menos não fará mal nenhum para quem segue estes preceitos.

Aprendi que amizades que se fazem muito rapidamente ou permanecem para toda a vida, ou se vão com a mesma velocidade que vieram.Prefiro então a amizade que é construída aos poucos, dia a dia, onde a confiança vai aumentando gradativamente e não diminuindo conforme o convívio aumenta. Reforcei o que já sabia, que ser verdadeira, ser autêntica e ser fiel é o caminho, mesmo que com isto eu não consiga o que quero, ao menos deito minha cabeça no travesseiro e tenho uma noite tranqüila. Percebi também, que como sempre pensei, não preciso ser o que querem que eu seja para que me amem, mas preciso ser eu mesma, para que eu me ame e seja amada. E que segurança tem muito mais a ver como você encara a vida, do que o que você possui na vida. Percebi que minha fraqueza pode se tornar um dia um ponto da minha fortaleza, porque o que é preciso para se vencer na vida eu tenho: garra, disposição e muita coragem. Viver bem para mim é ter coragem para sair e voltar atrás, do que permanecer e adoecer e viver uma situação que não me traz prazer ou alegria. Quem se anula, morre um pouco a cada dia.

Volto para Belo Horizonte, não com sonhos e expectativas, mas com a certeza que minha vida vai ser melhor e que vou conquistar na minha terra, tudo que vim conquistar aqui. Não apenas por ser minha terra, mas por voltar para lá com uma nova visão de como a vida funciona e que saio maior das experiências que tive aqui. Crescer é aprender, avaliar e enfrentar. A vitória vem para quem tem coragem de lutar.

Nenhum comentário: